Browse By

China impede ONU de condenar golpe em Myanmar

China impede ONU de condenar golpe em Myanmar; Partido Comunista vetou uma moção de repúdio.

Membro permanente do Conselho de Segurança (CS) das Nações Unidas e com poder de veto, o Partido Comunista da China (PCC) conseguiu barrar a emissão de um comunicado do órgão condenando o golpe de Estado em Myanmar.

A moção havia sido apresentada pelo governo do Reino Unido, durante uma reunião de emergência realizada na terça-feira 2. Essa é a segunda vez em menos de quatro anos que o PCC veta qualquer tipo de iniciativa que envolva o governo de Myanmar.

Em 2017, impediu que o CS condenasse a ação dos líderes do país contra a minoria étnica rohingya — apenas o plenário da ONU, onde não há possibilidade de veto, condenou a postura da líder “de facto” Aung San Suu Kyi por violar direitos humanos.

Segundo a imprensa estrangeira, a posição da China indica que o PCC apoia o regime que se instalou.

China impede ONU de condenar golpe em Myanmar

Conforme noticiou Oeste, as Forças Armadas de Myanmar tomaram o poder na segunda-feira 1° e prenderam governistas. Segundo os militares, as eleições de dezembro foram fraudadas pelo partido vencedor, o da Conselheira de Estado deposta, Aung San Suu Kyi.

Na ocasião, nações democráticas criticaram o golpe, que ocorreu no dia da posse dos novos parlamentares.

O Grupo dos Sete (Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos) pediu aos militares “que acabem imediatamente com o estado de emergência, restaurem o poder do governo eleito democraticamente, libertem todos os detidos injustamente e respeitem os direitos humanos e o Estado de Direito”.

O Brasil emitiu uma nota informando que espera o “rápido retorno do país à normalidade democrática”.

Continue acompanhando aqui em nosso site, as notícias mais relevantes do seu dia a dia. Notícias do Brasil e do mundo, com responsabilidade e credibilidade.

Volte á Página Inicial do Site Notícias de Direita Urgente para ver as Notícias Mais Relevantes do Momento!

Mantenha-se Sempre Bem-Informado Sobre Tudo o que Acontece no Brasil e No Mundo! Acesse o Site Welesson Oliveira – Orgulhosamente de Direita

Entretanto… No entanto… De acordo com o… Ainda de acordo com… Mesmo que… Por outro Lado… Além disso… Mesmo porque… Aliás… Afinal… Ademais… Anteriormente… Assim… contudo… Embora… Enquanto… Então… Entretanto… Outrossim… Pois… Por enquanto… Por enquanto…