Últimas Notícias

Auxílio Emergencial

Jair Bolsonaro

Internacional

“Toque de Recolher é próprio de país autoritário” afirma André Mendonça

“Toque de Recolher é próprio de país autoritário” afirma André Mendonça.

O advogado-geral da União, André Luís Mendonça, afirmou hoje que as medidas que impõem toque de recolher para conter a pandemia de coronavírus são atitudes de “repressão própria a Estados autoritários”.

Em manifestação durante julgamento no STF, ele condenou a proibição temporária para cultos e missas presenciais ordenadas por algumas prefeituras e governos estaduais durante a crise aguda de covid-19 que assola o Brasil.

Medidas de toque de recolher são incompatíveis com estado democrático de direto, é medida de repressão própria a estados autoritários”André Mendonça, advogado-geral da União.

O advogado fez sustentação oral no julgamento em que o Supremo Tribunal Federal avalia se as igrejas podem ser exceção às ordens de governos estaduais e municipais para restringir aglomerações e evitar que o vírus se espalhe.

No sábado (3), véspera da Páscoa, o ministro Kassio Nunes Marques, indicado para o cargo por Jair Bolsonaro (sem partido), concedeu uma liminar permitindo cultos e missas mesmo contra decreto de prefeitos e governadores. Na segunda-feira, Gilmar Mendes deu ordem no sentido contrário, mantendo a proibição de templos abertos naquelas situações — é essa liminar que está sendo julgada nesta tarde.

A Advocacia-Geral da União (AGU) defendeu que o debate não deveria envolver a saúde pública. “Nós não estamos tratando de um debate entre vida e morte”, iniciou Mendonça. “Todo cristão sabe e reconhece os riscos dessa doença terrível que é preciso tomar cuidados e cautelas.”

Para ele, o que deveria ser discutido é se os direitos fundamentais previstos na Constituição. “Em momentos de calamidades públicas, o que prevalece é a Constituição ou valem outras regras?”, questionou Mendonça.

“Podemos suprimir direitos fundamentais independentemente de medida como estado de defesa ou de sítio?”. Ele disse ser contra o estado de defesa ou de sítio.

“Toque de Recolher é próprio de país autoritário” afirma André Mendonça

De acordo com Mendonça o cristianismo não existe sem os templos, chamados de “Casa de Deus”. “Não há cristianismo sem vida comunitária, sem a Casa de Deus, sem o dia do Senhor”, afirmou o advogado geral da União.

“Por que uma pessoa não pode praticar esporte na praia e seguir para sua casa? Onde mulheres e jovens estão sendo presas? Até que ponto medidas abusivas? Tenho certeza de que há limites e que o STF não deu cheque em branco a governadores e prefeitos”, disse Mendonça.

O governo de São Paulo ordenou decretos que impede cultos presenciais. O advogado do estado paulista, Rodrigo Menicucci, disse hoje que a liberdade religiosa estava garantida. Mas lembrou que o direito à vida é que a garante.

“Sem vida, não há liberdade religiosa e não há direito assegurado”, disse Menicucci. “As restrições não impedem a atividade religiosa. Elas apenas conformam o direito a uma pandemia”. Segundo o advogado, os cultos e missas podem acontecer de maneira virtual enquanto as taxas de mortes e casos estiverem altas.

Menicucci disse que várias atividades foram limitadas com a pandemia. E afirmou que todos deram sua contribuição e “exercício cívico” na sociedade. Ele lembrou que o Brasil acumula um terço das mortes no mundo.

Seja Bem-Vindo ao Site TV Bolsonaro Presidente e Parabéns por fazer parte da maior comunidade, do Brasil, de apoio ao Presidente Jair Messias Bolsonaro.

Veja Muito Mais Sobre o Presidente Jair Bolsonaro e Seus Ministros de Governo no Site Welesson Oliveira!

Entretanto. No entanto. De acordo com o. Ainda de acordo com. Mesmo que. Por outro Lado. Além disso. Mesmo porque… Aliás… Afinal… Ademais… Anteriormente… Assim… contudo… Embora… Enquanto… Então… Entretanto… Outrossim… Pois… Por enquanto… Por enquanto…

error: Content is protected !!