Últimas Notícias

Auxílio Emergencial

Jair Bolsonaro

Internacional

Em São Paulo, Bolsonaro participa do Leilão de Concessão da Cedae

Em São Paulo, Bolsonaro participa do Leilão de Concessão da Cedae.

O presidente da República Jair Messias Bolsonaro (Sem Partido) está em São Paulo e acompanha o Leilão de Concessão da Cedae. A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro atua nos 35 municípios do estado.

Na tarde desta sexta-feira (30) acontece o leilão dos serviços da Cedae, Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro, na maior concessão de infraestrutura do país. O certame acontece após batalha judicial travada pelo governo do Rio. Até na véspera, o leilão chegou a ser temporariamente suspenso após decisão da Assembleia do estado (Alerj).

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) dividiu o leilão em quatro blocos, que somam uma outorga mínima de R$ 10,6 bilhões ao estado e aos municípios. A concessão prevê investimentos de R$ 30 bilhões ao longo de 35 anos de concessão. As obras devem assegurar acesso a água potável e esgoto a quase 13 milhões de pessoas em até 12 anos.

Já foram confirmados no leilão o presidente do BNDES, Gustavo Montezano, o diretor de Infraestrutura, Concessões e PPPs do BNDES, Fábio Abrahão, o governador do Estado do Rio de Janeiro em exercício, Cláudio Castro, o ministro da Economia, Paulo Guedes, o ministro da Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas. O Presidente da República, Jair Bolsonaro, também deve marcar presença no leilão.

Arrecadação para a União

O Rio de Janeiro havia aderido ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) em 2017, em vigor até 2020. A Cedae havia sido colocada no acordo como garantia de pagamento da dívida.

Porém, com o Marco Legal do Saneamento, foi determinada a universalização dos serviços até 2033. O estado do Rio entendeu que não teria condições de fazer frente aos investimentos necessários e deliberou a concessão para a iniciativa privada.

Mesmo sem a renovação legal do RRF, o estado segue atrelado ao acordo graças a uma liminar obtida junto ao Supremo Tribunal Federal (STF). O valor arrecadado no leilão deverá ser direcionado à União. Isto porque o Governo Federal garantiu um empréstimo não pago feito pelo estado ao banco BNP Paribas, que tinha a empresa como contragarantia. No entanto, o estado terá direito a receber o ágio apurado na operação.

Em São Paulo, Bolsonaro participa do Leilão de Concessão da Cedae

Suspensão na véspera

Na quinta-feira (29), a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) derrubou o decreto que autorizava a concessão do abastecimento e do saneamento básico no estado, suspendendo o leilão. Porém, o governo do estado decidiu manter o certame, através de um decreto publicado em edição extra do Diário Oficial.

O governador em exercício, Cláudio Castro, defendeu que a competência para delegar serviços de concessão não é do estado, mas da Região Metropolitana e dos municípios, e cita a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 1.842, decidida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), como fundamentação.

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ), desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira decidiu, na noite de quinta (29), manter o decreto que suspendia o leilão, votado na Alerj pela manhã. A produção da CNN entrou em contato com o Governo do Estado, que informou que o leilão estava mantido porque o mesmo será realizado via decreto no Diário Oficial. Na decisão do TJRJ tratava-se da votação da Alerj. Logo, as duas coisas não estavam relacionadas, segundo assessoria do governo estadual do Rio de Janeiro.

Continue acompanhando aqui em nosso site, as notícias mais relevantes do seu dia a dia. Notícias do Brasil e do mundo, com responsabilidade e credibilidade.

Volte á Página Inicial do Site Notícias de Direita Urgente para ver as Notícias Mais Relevantes do Momento!

Mantenha-se Sempre Bem-Informado Sobre Tudo o que Acontece no Brasil e No Mundo! Acesse o Site Welesson Oliveira – Orgulhosamente de Direita

Entretanto… No entanto… De acordo com o… Ainda de acordo com… Mesmo que… Por outro Lado… Além disso… Mesmo porque… Aliás… Afinal… Ademais… Anteriormente… Assim… contudo… Embora… Enquanto… Então… Entretanto… Outrossim… Pois… Por enquanto… Por enquanto…

error: Content is protected !!