Últimas Notícias

Auxílio Emergencial

Jair Bolsonaro

Internacional

Kim Kataguiri se junta à esquerda para convocar Guedes para explicar investimentos com offshore

Kim Kataguiri se junta à esquerda para convocar Guedes para explicar investimentos com offshore; Tony Blair, Elton John, Shakira e o ex-Beatles Ringo Starr são algumas das personalidades que aparecem na investigação.

Neste domingo (3), parlamentares de oposição criticaram o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, por terem contas offshore mesmo depois de nomeados para o governo. O deputado Kim Kataguiri (DEM-SP), se juntou ao demais congressistas de esquerda para convocar o ministro para prestar esclarecimentos à Câmara de Deputados.

“GRAVÍSSIMO Reportagem do Poder360 indica que Paulo Guedes têm movimentado offshore em paraíso fiscal durante o exercício do cargo, o que é proibido por lei. Convocaremos o ministro na Câmara dos Deputados para prestar esclarecimentos”, escreveu o líder do MBL.

“Além da convocação, apresentarei representação ao MPF para que o ministro seja investigado. Em havendo comprovação, é caso de impeachment e cadeia.”, acrescentou o deputado.

“Após o Pandora Papers revelar que o ministro da Economia e o presidente do Banco Central têm offshores milionárias em paraíso fiscal, nós, da Oposição, vamos acionar o MP para que sejam investigados. Também vamos convocá-los à Câmara para que se expliquem ao país”, disse Alessandro Molon (PSB-RJ), líder da oposição na Câmara.

Pandora Papers

“Pandora Papers” aponta que Campos Neto respeitou as normas vigentes ao não fazer investimentos depois de assumir o cargo no Banco Central. O ministro da Economia mantém a empresa aberta e não respondeu se fez alguma movimentação ou a natureza de uma possível operação do tipo.

A lei permite que brasileiros mantenham empresas offshore, contanto que elas sejam declaradas junto à Receita Federal e ao Banco Central. Também é exigido que os recursos tenham origem lícita. Quem tem cargo público fica sujeito a uma série de regras específicas, justamente para evitar autofavorecimento.

Guedes e Campos Neto disseram que os empreendimentos estão declarados na Receita Federal e negam irregularidades. A investigação teve a participação de 615 jornalistas de 149 veículos em 117 países. Entre as empresas envolvidas na apuração estão o jornal The Washington Post, a rede britânica BBC, a Radio France, o jornal alemão Die Zeit e a TV japonesa NHK.

Os arquivos vazados, apelidados de Pandora Papers, mostram 35 líderes mundiais atuais ou anteriores e mais de 300 outros funcionários públicos em todo o mundo que mantiveram ativos em ou através de paraísos fiscais.

Kim Kataguiri se junta à esquerda para convocar Guedes para explicar investimentos com offshore

O ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair, os atuais primeiros-ministros da República Tcheca e do Quênia e o rei da Jordânia se beneficiaram do anonimato ou das vantagens fiscais de suas propriedades offshore, revelam os registros.

Os 11,9 milhões de arquivos – consistindo de tudo, desde e-mails a extratos bancários, documentos de incorporação e registros de acionistas – são de 14 empresas que fornecem serviços offshore e vazaram por uma fonte confidencial para o Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos, com sede em Washington. O ICIJ forneceu acesso aos arquivos para 150 de suas organizações de notícias parceiras em todo o mundo, incluindo a CBC / Radio-Canada e o Toronto Star no Canadá.

Os documentos vinculam muitas figuras conhecidas a ativos offshore, incluindo a superestrela do críquete da Índia Sachin Tendulkar , a diva da música pop Shakira e a supermodelo Claudia Schiffer.

Volte á Página Inicial do Site Notícias de Direita Urgente para ver as Notícias Mais Relevantes do Momento!

Mantenha-se Sempre Bem-Informado Sobre Tudo o que Acontece no Brasil e No Mundo! Acesse o Site Welesson Oliveira – Orgulhosamente de Direita

Entretanto… No entanto… De acordo com o… Ainda de acordo com… Mesmo que… Por outro Lado… Além disso… Mesmo porque… Aliás… Afinal… Ademais… Anteriormente… Assim… contudo… Embora… Enquanto… Então… Entretanto… Outrossim… Pois… Por enquanto… Por enquanto…

error: Content is protected !!