Últimas Notícias

Auxílio Emergencial

Jair Bolsonaro

Internacional

Maioria do STF decide que processos sobre Lula vão para Justiça do DF

Maioria do STF decide que processos sobre Lula vão para Justiça do DF; Cinco ministros da Corte votaram pelo envio das ações relacionadas ao ex-presidente para Brasília; três magistrados se abstiveram.

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) analisou na sessão desta quinta-feira, 22, o caso relacionado aos processos envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no âmbito da Operação Lava Jato. Por 5 votos a 3 (e mais três abstenções), a Corte decidiu que as ações devem ser encaminhadas à Justiça Federal do Distrito Federal.

No dia 15 de abril, o Supremo referendou a decisão de anular as condenações de Lula na Lava Jato, por 8 a 3, mas ficou faltando decidir qual seria o destino das ações relacionadas ao petista — se a Justiça Federal do Distrito Federal ou a Justiça Federal de São Paulo.

O relator da matéria na Corte, Edson Fachin, manteve seu entendimento de que os processos sobre Lula devem agora ser encaminhados à Justiça do Distrito Federal. Após o voto do relator, o primeiro a se manifestar foi o ministro Alexandre de Moraes, que divergiu de Fachin e entendeu que o juízo natural dos processos é a Justiça de São Paulo.

Na sequência, o ministro Nunes Marques afirmou que não se sentia em condições de votar porque foi voto vencido no julgamento inicial — ele foi contrário à anulação das condenações de Lula e entendeu que a 13ª Vara Federal de Curitiba tinha a prerrogativa de julgar Lula. Com isso, o magistrado optou pela abstenção.

O ministro Luís Roberto Barroso, por sua vez, acompanhou Fachin e votou pela Justiça do DF como juízo natural dos processos envolvendo o ex-presidente. A ministra Rosa Weber também entendeu que os casos devem ser encaminhados a Brasília.

O ministro Dias Toffoli acompanhou a divergência e votou pelo envio dos processos para a Justiça de São Paulo. Na sequência, Cármen Lúcia seguiu o voto do relator e entendeu que é a Justiça do DF que deve julgar o ex-presidente.

Maioria do STF decide que processos sobre Lula vão para Justiça do DF

O ministro Ricardo Lewandowksi reiterou sua manifestação já apresentada durante o julgamento inicial e entendeu que os processos sobre Lula devem ser analisados pela Justiça de Federal São Paulo.

Em seu voto, Gilmar Mendes classificou que a denúncia apresentada contra Lula é “muito genérica”. Segundo o ministro, os processos devem ser analisados pela Justiça de São Paulo.

Por fim, o ministro Marco Aurélio Mello também se absteve, seguindo o mesmo entendimento de Nunes Marques — Mello também foi voto vencido no julgamento original. Por também ter entendido que os processos sobre Lula não deveriam ter saído de Curitiba, o presidente da Corte, Luiz Fux, se absteve de votar.

Continue acompanhando aqui em nosso site, as notícias mais relevantes do seu dia a dia. Notícias do Brasil e do mundo, com responsabilidade e credibilidade.

Volte á Página Inicial do Site Notícias de Direita Urgente para ver as Notícias Mais Relevantes do Momento!

Mantenha-se Sempre Bem-Informado Sobre Tudo o que Acontece no Brasil e No Mundo! Acesse o Site Welesson Oliveira – Orgulhosamente de Direita

Entretanto… No entanto… De acordo com o… Ainda de acordo com… Mesmo que… Por outro Lado… Além disso… Mesmo porque… Aliás… Afinal… Ademais… Anteriormente… Assim… contudo… Embora… Enquanto… Então… Entretanto… Outrossim… Pois… Por enquanto… Por enquanto…

error: Content is protected !!