Últimas Notícias

Auxílio Emergencial

Jair Bolsonaro

Internacional

Ricardo Salles e Ministério do Meio Ambiente são alvos de busca e apreensão da PF

Ricardo Salles e Ministério do Meio Ambiente são alvos de busca e apreensão da PF em operação que investiga exportação ilegal de madeira.

Comissão de Meio Ambiente (CMA) realiza audiência pública interativa para apresentar as diretrizes e os programas prioritários do Ministério do Meio Ambiente para o corrente ano e os próximos vindouros. Mesa: ministro de Estado do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Foto: Roque de Sá/Agência Senado.

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Eduardo Bim, são alvos na manhã desta quarta-feira (19) de uma operação que investiga exportação ilegal de madeira para Estados Unidos e Europa.

Ao todo, 160 policiais federais cumprem 35 mandados no Distrito Federal, no Pará e em São Paulo. Os mandados foram autorizados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

A ação tem como objetivo, segundo a PF, apurar crimes corrupção, advocacia administrativa, prevaricação e facilitação de contrabando. Os delitos teriam sido praticados por agentes públicos e empresários do ramo madeireiro.

Além das buscas, o STF determinou o afastamento preventivo de dez agentes públicos que ocupavam cargos e funções de confiança no Ibama e no Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Ricardo Salles e Ministério do Meio Ambiente são alvos de busca e apreensão da PF

Além disso, o STF determinou a quebra de sigilo bancário e fiscal do ministro Salles e dos servidores do Ibama e suspensão imediata da aplicação de um despacho, emitido em fevereiro de 2020, que permitiu a exportação de produtos florestais sem a necessidade de emissão de autorizações de exportação.

“ESTIMA-SE QUE O REFERIDO DESPACHO, ELABORADO A PEDIDO DE EMPRESAS QUE TIVERAM CARGAS NÃO LICENCIADAS APREENDIDAS NOS EUA E EUROPA, RESULTOU NA REGULARIZAÇÃO DE MAIS DE 8 MIL CARGAS DE MADEIRA EXPORTADAS ILEGALMENTE ENTRE OS ANOS DE 2019 E 2020”, INFORMOU A PF.

As investigações iniciaram em janeiro, segundo a Polícia Federal, a partir de informações “obtidas de autoridades estrangeiras” que noticiavam um “possível desvio de conduta de servidores públicos brasileiros no processo de exportação de madeira”.

Continue acompanhando aqui em nosso site, as notícias mais relevantes do seu dia a dia. Notícias do Brasil e do mundo, com responsabilidade e credibilidade.

Volte á Página Inicial do Site Notícias de Direita Urgente para ver as Notícias Mais Relevantes do Momento!

Mantenha-se Sempre Bem-Informado Sobre Tudo o que Acontece no Brasil e No Mundo! Acesse o Site Welesson Oliveira – Orgulhosamente de Direita

Entretanto… No entanto… De acordo com o… Ainda de acordo com… Mesmo que… Por outro Lado… Além disso… Mesmo porque… Aliás… Afinal… Ademais… Anteriormente… Assim… contudo… Embora… Enquanto… Então… Entretanto… Outrossim… Pois… Por enquanto… Por enquanto…

error: Content is protected !!